[Resenha] A Garota Italiana

Sinopse:
Uma inesquecível história de amor, traição, paixão, obsessão e música.


Aos onze anos de idade, Rosanna Menici conhece o cantor Roberto Rossini, uma estrela em ascensão no mundo da ópera italiana - e o homem que mudaria sua vida para sempre. Incentivada - e apaixonada - por ele, Rosanna passa a se dedicar ao estudo do canto lírico, torna-se cantora profissional, e logo os dois se encontram nas salas de concerto mais famosas do mundo, dividindo não só o palco como também o mesmo destino.

Com seu talento incomum para descrever ambientes e evocar sensações e sentimentos universais, Lucinda Riley nos leva a acompanhar a trajetória de Rosanna, desde os bairros pobres de Nápoles até os teatros mais glamourosos do planeta, trazendo à tona, com sua prosa inconfundível, as alegrias, tristezas, frustrações, decepções e redenções do amor.


O que eu achei?

A Garota Italiana conta história de amor de Rosanna e Roberto, uma história encantadora e coberta de tantas reviravoltas e rodeado por mentiras e ilusões.

Rosanna é uma bela e doce menina de 11 anos que vive com seus pais, donos de uma pequena cantina numa cidadezinha da Itália, e também com seus dois irmãos: Carlotta e Luca. Logo percebemos que boa parte do amor de seus pais é exclusivo a sua irmã Carlotta, uma moça muito bonita e reconhecida pela cidade como uma das moças mais belas. Seu irmão Luca ajuda aos pais na cantina, mesmo não sendo tão valorizado quanto sua irmã Carlotta, sempre honrou seus pais e é um excelente irmão para Rosanna. 
Durante uma confraternização, Rosanna conhece Roberto e imediatamente se encanta com ele. Nesta noite, Rosanna canta publicamente e deixa Roberto perplexo com sua voz, logo ele informa que ela deveria ter aulas de canto, assim como ele teve. Rosanna fica emocionada e ao mesmo tempo encabulada, vai pro seu quarto e escreve que um dia irá se casar com Roberto.
Roberto é um tenor integrante de uma das maiores escolas de músicas da Itália, extremamente talentoso, mas sua fama de galanteador acaba influenciando negativamente sua vida, tanto profissional quanto pessoal.

Luca decide pagar as aulas de canto de Rosanna escondido de seus pais, pois eles não aceitam que sua filha cante, que deveria apenas se dedicar a ser dona de casa. Enquanto isso, Carlota se envolve com Roberto e engravida. Em seguida, Carlotta casa- se com outro rapaz e assim acoberta sua gravidez, dizendo que está grávida dele.  
Passam- se alguns anos e temos Rosanna estudando canto e intercalando seu trabalho com sua rotina na cantina da família.
Atrelado a esta história temos de volta Carlotta retornando pra casa de seus pais, após contar a seu marido que sua filha Ella não é filha dele.  Sua mãe durante uma discussão com Carlotta tem um infarto fulminante, obviamente Carlotta se sente culpada pela morte de sua mãe.
Em meio a tudo isso Rosanna tem uma apresentação marcada e por conta de problemas familiares decide levar apenas Luca, que decide fazer uma surpresa e levar seu pai para vê- la. Rosanna se apresenta num recital na casa de seu instrutor, onde ele busca uma bolsa para que ela possa estudar na mesma escola em que Roberto estudou. Devido ao talento ali apresentado, seu pai enfim aceita que sua filha tem um dom e permite que Luca e Rosanna se mudem para Milão.

Ao chegar na escola de música, Rosanna percebe que seu dom deve ser muito trabalhado, obviamente encontra dificuldades de se adaptar a rotina de estudos e estar em longe de sua família. Enfim Rosanna conhece Abi que se torna sua melhor amiga, enquanto Luca cuida para que sua irmã tenha uma vida adequada e feliz. 
Roberto faz parte da mesma companhia que Rosanna, tem uma vida completamente absorta em cantar, ensaiar e suprir sua necessidades sexuais sendo amante de Donatela. 
A partir daí a vida de ambos estará entrelaçada. Rosanna terá uma chance imperdível e terá que substituir uma das estrelas de uma ópera e terá que viajar com Roberto. Roberto é avisado a manter certa distância de Rosanna, o mesmo acontece com ela. Mas ao se verem sozinhos, ambos percebem a atração que os une e muito rapidamente se torna em amor. Roberto com medo desesperador de perder Rosanna, decide casar as pressas e ela aceita. 
O amor deles é lindo e percebemos que um é extremamente dependente do outro, Rosanna e Roberto não poderão voltar a Itália por motivos que não poderei revelar aqui. Na verdade não posso mais falar muito, mas o que eu posso dizer? Só posso dizer que é uma história de amor linda e que me fez chorar no fim do livro, que por sinal, não termina da forma que esperei, mas eu super entendi os motivos que levaram a decisão da autora. Lucida Rilley é incrível em nos fazer refletir, torcer pelos personagens e a rever pontos de nossas vidas.
Comprem o livro e siiiiim vocês vão adorar!!!

Espero que tenham gostado da resenha.
Deixe- nos um comentário.

Um comentário:

  1. É um dos livros que está em minha lista com uma marca de "urgente"!


    Rita Flôres

    http://paragostardeler1.blogspot.com.br
    http://paragostardelerbrasil.blogspot.com.br

    ResponderExcluir