[Especial] Gene Wilder - A Fantástica Fábrica de Chocolate

Saudações à você, o sortudo ganhador desse Cupom Dourado do senhor Willy Wonka. Apresente esse cupom nos portões da fábrica às dez da manhã do primeiro dia de outubro, e não chegue atrasado. Você pode trazer com você um membro de sua família... E apenas um... Mais ninguém. Nem em seus sonhos mais loucos você não poderia imaginar as maravilhosas SURPRESAS que esperam por VOCÊ.”

Jerome Silberman, conhecido pelo nome artístico de Gene Wilder, faleceu nesta segunda-feira (29) aos 83 anos, devido a complicações do mal de Alzheimer. Um dos seus papeis mais célebres é, sem dúvida alguma, o excêntrico Willy Wonka em “A Fantástica Fábrica de Chocolates” (1971), um filme musical dirigido por Mel Stuart, inspirado no livro infantil (essa eu não sabia) de mesmo nome, do autor galês Roald Dahl.

Também acho digno de nota sua atuação em “O Pequeno Príncipe” (1974), onde interpretou A Raposa. 

Esse filme foi para mim – e para muitos e tantos outros – uma presença marcante na infância, e atrevo-me a dizer que, mesmo seguindo temáticas diferentes, eu prefiro muito mais o filme original a o remake do Tim Burton (que tem suas inúmeras qualidades devo admitir). A atuação de Gene Wilder foi – e continua sendo – para mim assustadoramente incrível. A forma como o ator estava confortável e a vontade no papel fez com que eu amasse e temesse Willy Wonka na mesma medida.

Então, senhoras e senhores, em homenagem a esse filme incrível e a esse ator que nos encantou e nos deixou loucos por uma fábrica igual à fábrica Wonka, separamos algumas frases do filme para relembrarmos e imortalizamos esse clássico.

“O que você ganha vendo muita TV?
Uma dor de cabeça e um Q. I. de três anos
Por que você não tenta simplesmente ler um livro?
E olhe só o que vai acontecer
Você não terá
Você não terá comerciais!”

1. Ninguém deve tocar no que não for convidado a tocar, e que minhas instruções devem ser seguidas à risca!
2. Onde esta o sentimento, no coração ou na cabeça?
3. Nunca, nunca se duvide daquilo de que ninguém tem certeza.
4. O que veremos irá desafiar qualquer explicação
5. Nós somos os compositores das músicas. E nós somos os autores dos sonhos.
6. Venha comigo e você vai estar em um mundo de pura imaginação
7. Se você deseja vislumbrar o paraíso, simplesmente olhe em volta e veja-o.

“Quem você culpa quando seu filho é um pentelho?
Mimado e acarinhado como um gato siamês
Culpar as crianças é uma mentira e uma vergonha,
Você sabe exatamente de quem, é, a culpa
A mãe e o pai.”

"- E Charlie, não se esqueça do que aconteceu ao homem que conseguiu todo o que queria.
- O que aconteceu?
- Ele viveu feliz para sempre!"

Fico saudoso e nós do Reino Literário Br decidimos imortalizar a imagem nosso amado Willy Wonka.



Nenhum comentário