[Nerds & Geeks] Uma introdução à Doctor Who


 Uma introdução de Doctor Who para iniciantes-Parte 1 de 3
  
 
   


O seriado de ficção científica de maior sucesso da história da TV é produzido pela BBC (British Broadcasting Corporation)desde 1963. Foi criado por Sydney Newman, Donald Wilson e Cecil Edwin Webber e produzida por Verity Lambert. Narra as histórias do Doutor, um alienígena do planeta Gallifrey que assume aparência humana e tem aventuras por todo o tempo-espaço, com sua máquina do tempo disfarçada como uma cabine de telefone britânicaazul dos anos 60.Ele sempre é acompanhado por seus companions (companheiros) que podem ser humanos ou extraterrestres como ele.

É considerado um ícone da cultura pop britânica e está listado no Guinness, o livro dos recordes, como o programa de ficção científica mais antigo em exibição (53 anos). Como um único ator não pode ficar para sempre no papel, o Doutor passa por um processo conhecido como regeneração, característico da natureza dos Senhores do Tempo, em que ele assume uma nova aparência e nova identidade. O primeiro ator a interpretar o Doutor foi William Hartnell, seguindo de Patrick Troughton , Jon Pertwee, Tom Baker, Peter Davison,Colin Baker e Sylvester McCoy tendo 26 temporadas até 1989 quando a série foi interrompida. Em 1996, a BBC produziu um filme que foi a única aparição de Paul McGann como o Oitavo Doutor mas a série só voltou a ser exibida em 2005, com Christopher Eccleston no papel do Nono Doutor, que durou apenas uma temporada e logo depois foi substituído por David Tennant como o Décimo Doutor. Tennant interpretou o Doutor por 3 temporadas e Matt Smith também ficou por 3 temporadas como o Décimo-Primeiro Doutor.
Peter Capaldi é o ator que está fazendo o Décimo-Segundo Doutor e é provável que ele também vá ficar por 3 temporadas, entrou na oitava e é esperado que ele se regenere ao final da décima, que só irá ao ar em abril desse ano. Além da série principal, foram criados alguns spin-offs como Torchwood, que conta a história da agência governamental criada pela Rainha Elizabeth para monitorar as atividades paranormais do país e The Sarah Jane Adventures, que explica a origem da companion que é tida como a mais popular de toda a série, Sarah Jane, que acompanhou o Quarto Doutor (Tom Baker) e no final do ano passado foi lançado Class, um spin-off que trata do cotidiano dos alunos da escola Coal Hill, com apenas 8 episódios.
Embora aqui no Brasil a série ainda não seja tão popular quanto outras da BBC, como Sherlock, a série ganhou mais popularidade nos últimos anos quando o canal da TV a cabo, Syfy, passou a passar e na TV aberta(TV Cultura).Os Whovians, como são chamados os fans da série, tem se difundido entre os fandoms e cada vez mais brasileiros que visitam o Reino Unido tem ido na exposição em Cardiff dedicada à série.

Essa matéria será a primeira de três sobre a série. A cada sexta, uma nova parte é publicada1

Nenhum comentário