[New] Lista TBR, por Irlan Silva.

Depois de um 2016 extremamente rico em leituras de qualidade (e também quantidade), 2017 está aí para ser melhor (espero). Este ano decidi seguir um desafio de leitura, que consiste em 27 títulos (até agora).
“Mas você já começou algum desafio desses antes?” alguns podem me perguntar. Sim, já comecei. “E já chegou a concluir?”, continuariam os insistentes. Não, não cheguei a metade. Mas 2017 será diferente – eu espero, com todas as minhas forças.
A lista está quase pronta – faltam alguns títulos de alguns gêneros que ainda não encontrei. Três obras já foram lidas (“Caixa de Pássaros”, “A Estrada da Noite” e “Os Olhos do Deserto”, que estão na vertical na foto).
Como sou do tipo que compra livros mesmo sem conhecer o autor ou o gênero (apenas porque acho a sinopse interessante), o que sei de alguns dos livros citados aqui são apenas as sinopses, ou algo absurdamente superficial.

Sem mais falatório, aqui estão alguns dos títulos desse desafio auto imposto, na atual ordem de leitura:

*DESAFIO: Um livro nacional *
Fim (Fernanda Torres): apesar do meu repertório de filmes, séries e novelas nacionais não ser o mais extenso, Fernanda Torres é, sem dúvidas, uma das minhas atrizes favoritas. Seu talento para atuação e sua versatilidade na frente das câmeras é impressionante. Por isso, ao ver esse livro numa feira, a um preço perfeito para o meu bolso, pulei nele sem pensar. E claro, mais um título nacional nunca é demais pra coleção.

*DESAFIO: Um livro lançado em 2016 *
Filhos do Éden: Paraíso Perdido (Eduardo Spohr): depois de comprar o primeiro volume da trilogia (cuja resenha, feita por mim, esta aqui) por puro impulso e começar a ler sem expectativa nenhuma, me tornei fã absoluto destes livros e do autor, Eduardo Spohr, que conseguiu criar um mundo extraordinário, com personagens absolutamente cativantes e enredos de tirar o folego. “Paraíso Perdido” é o ultimo da trilogia Filhos do Éden.

*DESAFIO: Um livro com a capa preta *
A Torre (Daniel O'Malley): um livro que ganhei em um dos eventos do No Meu Mundo + Reino Literário BR (por milagre de fim de ano, sim!, eu ganhei). Não conhecia o título, muito menos o autor, mas por conversas e pesquisar, encontrei muitos elogios, fazendo com que eu o adiantasse na lista de leituras (me julguem!)

*DESAFIO: Um clássico *
Jardim do Éden (Ernest Hemingway): simplesmente porque não ṕosso deixar faltar um clássico na minha lista. Ernest Hemingway é um dos meus autores favoritos (apesar de eu não gostar da forma como ele cria os casais em seus romances). Sua escrita me fascinou desde o primeiro livro dele que li (“O Velho e o Mar”), onde suas histórias se desenrolam mais pelos diálogos do que pelas descrições e ações.

*DESAFIO: Um livro recomendado por um amigo *
Um Dia (David Nicholls): Confesso que não sou de ler romances. Acho que jamais li um, pelo simples fato de que até os filmes me causam certo tédio. Contudo, três amigas (cujo gosto literário parece com o meu) me indicaram esse livro, algumas com certo fervor e adoração. E já que me desafiei este ano, este título será um desafio duplo.

*DESAFIO: Um autor que você nunca tenha lido *
Os Crimes de Amor (Marquês de Sade): acredito que este autor dispensa apresentação. Sempre tive uma curiosidade monstruosa acerca dos livros do Marquês. Mas nunca os encontrei. Este foi um achado, por acaso. Contudo, este título não faz total jus a sua fama despudorada, imoral e etc. Contudo, não pude deixar de tê-lo.

*DESAFIO: Um autor famoso *
Morte Súbita (J. K. Rowling): sempre tive curiosidade acerca dos livros da J. K. Rowling, mas nunca tive coragem de encarar Harry Potter (apenas por não ser muito fã de séries e sagas muito longas), mas, numa tarde de sol, esperando um ônibus ao lado de uma banca de jornal, vi que esta vendia o Morte Súbita, edição standard, por um preço inacreditável (10 Realidade$). O meu lado impulsivo se ativou, a mão correu pro bolso e bam!, o livro virou meu. Bem, isso faz uns dois anos, e confesso que a demora se dá pelas inúmeras críticas negativas. Mas a curiosidade é maior que tudo!

*DESAFIO: Um livro com 400+ páginas *
A Conspiração Franciscana (John Sacks): desde quando passei a me interessar pela leitura e comecei a pesquisar livros, gêneros, sinopses e montar a lista de desejos (há uns quatro, cinco anos atrás), “A Conspiração Franciscana” foi um dos primeiros títulos que adicionei a essa lista. Por gostar de teorias conspiratórias e temáticas religiosas, esse livro me chamou atenção em todos os sentidos.

Então, esse é um resumão das minhas próximas leituras (provavelmente imutáveis) pra esse ano. O que vocês acham? Já leram algum desses? Comente sua opinião sobre eles aqui.
E boas leituras.



Nenhum comentário